Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Abolição do beneplácito régio

Beneplácito é um preceito que mandava que as determinações da Igreja Católica, para terem validade no território de Portugal, tinham que receber a aprovação expressa do monarca.

Esta prerrogativa do rei existia já ao tempo de D. Pedro I, se não antes, e foi abolida em 1487, no reinado de D. João II.

No caso do nosso país, a história do Beneplácito régio é bem reveladora dos jogos de poder neste canto da península. Esta prerrogativa do rei existia já desde o tempo de D. Pedro I que o estabeleceu apesar dos protestos dos prelados nas cortes de Elvas em 1361

Nas cortes de Santarém os bispos fazem novas queixas mas D. João I não o revogou.

Nas Ordenações afonsinas (Livro II, Título XII), mantém-se até 15 de Março de 1487, data em que foi abolido a pedido expresso de Inocêncio VIII

Contudo, a Coroa continuou a exercer controle indirecto sobre certos actos e documentos eclesiásticos, e o beneplácito régio voltou mesmo a ser instituído pouco tempo depois e a alargar-se. A imposição deste direito do Estado só terminou no período da República.

2 comentários:

Forcadelta5 disse...

e que pasa agora? portuguesito boy disse na verdade soulamente amigo! El e dos acores e um macaco com tudos outros portumerdas! Que pasa? E tu? Tu e um macaco portuguesito do merda em espelho! E tudo e nada mais anonimo/unknown cabesa portuguesita do merda!

putugal e uma merda muito,, muito GRANDE! E tudo! Abaixo na merda do putugal agora e SEMPRE!

Lembrate do Wiriyamu, Mozambique covarde portuguesito?? Abaixo na merda do putugal, abaixo SEMPRE!!! Barbaros em suas colonias velhas portuguesitos do merda! Merda = putugal!

Seus 2 Grandes Cidades em putugal? MERDA e PUTA!!

Pedro Lopes disse...

Ohhh beijos amiga, muitos beijos e depois tu me chama! Chama, chama agora mesmo por que eu quer trabalhar contigo tambem amiga. Nao trabalhos agora em portugal e uma miseria total amiga! Nao pensa mais, so Chama!