Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A ascensão do jovem Manuel duque de Beja

A partir do dia 21 de Agosto de 1485, dia em que seu irmão D.Diogo, foi ao que consta apunhalado pelo próprio rei, pondo termo à conjura, que ligara a casa de Bragança e a alta nobreza portuguesa, contra o rei. A partir desse dia o jovem D.Manuel com apenas 15 anos herda a chefia da casa Viseu-Beja com o título de Duque de Beja.

Logo nessa altura ficara patente que o jovem Manuel, era o principal herdeiro do trono, depois dos filhos do monarca, referia-se o rei obviamente não só ao prìncipe D.João como também aos filhos que ainda pensava vir a gerar.

Passou-lhe o património da casa de Viseu, com excepção de Serpa e de Moura, que guardara para si, sabe-se lá porque razão, mais parecendo guardar uma comissão pelos prejuízos causados, pela casa de Viseu.

Todos os demais pertences lhe foram atribuídos, incluindo o senhorio da ilhas da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde, tendo sido integrado no Conselho, orgão de consulta real, ainda antes da idade necessária, reflectindo a confiança que o rei depositava no jovem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Passo sempre com renovado prazer por este blogue, pois aqui o tema é deveras aliciante, tratado com grande inteligência e saber, uma delícia.

Dom Manuel I viria a ser um monarca interessante, mas para isso herdou condições favoráveis criadas pelo seu antecessor, nomeadamente no reforço do papel do Estado, na autoridade do Rei, na política Ultramarina e da administração do Reino.

Por sinal esta semana lá no meu cantinho trato da morte e possível envenenamento do Rei Dom João III. Foi um assumido prazer passar por esta excelente página. Boa semana com tudo de bom.

Luís Maia disse...

Meu caro Jofre

Agradeço as suas palavras.

Este blog está sempre aberto a quem quiser colaborar.

Por acaso abri há dias um blog sobre o Venturoso

Vou espreitar o seu blog

boa semana paa si também

umabraço

Anónimo disse...

Passei para ver e apreciar este notável blogue, uma paixão que sigo de perto e sempre deliciado. Boa semnana com tudo de bom.

putugal o MERDA MAIS GRANDE no mundo #1 MERDA em TUDO Mundo!!!!! SEMPRE!!!! disse...

e que pasa agora? portuguesito boy disse na verdade soulamente amigo! El e dos acores e um macaco com tudos outros portumerdas! Que pasa? E tu? Tu e um macaco portuguesito do merda em espelho! E tudo e nada mais anonimo/unknown cabesa portuguesita do merda!

putugal e uma merda muito,, muito GRANDE! E tudo! Abaixo na merda do putugal agora e SEMPRE!

Lembrate do Wiriyamu, Mozambique covarde portuguesito?? Abaixo na merda do putugal, abaixo SEMPRE!!! Barbaros em suas colonias velhas portuguesitos do merda! Merda = putugal!

Seus 2 Grandes Cidades em putugal? MERDA e PUTA!!