Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Acontecimentos no ano de 1493


  • Início da construção da Sé Catedral do Funchal

A Sé Catedral do Funchal é um bonito monumento situado bem no centro histórico da capital do Arquipélago da Madeira, é considerada a mais emblemática obra do período Manuelino na Ilha da Madeira.

Os trabalhos de projecção e construção iniciaram-se em 1493, sendo concluídos em 1514, sobre os desígnios de Pero Annes e Gil Enes, numa obra característica do gótico tardio, conjugando os materiais locais com saberes antigos e modernos.

A Sé do Funchal é composta por várias capelas de épocas distintas, a planta é em cruz latina de três naves escalonadas, de transepto saliente e tecto de madeira, em algumas zonas em estilo mudéjar muito trabalhado, considerado dos mais importantes em território luso. Possui uma torre sineira terminada entre 1517 e 1518. A Sé apresenta um interior rico, com diversas obras de estatuária e pintura, destacando-se pormenores como, os assentos e apoios de braços, onde estão retratadas cenas da vida Madeirense.

Igualmente interessante é a Cruz Processional oferecida pelo Rei D. Manuel I, considerada uma das obras-primas da ourivesaria Manuelina, e o Cadeiral que se conserva no seu local de origem. É de salientar também, o órgão Romântico do século XIX, os retábulos de São Francisco de Xavier e a rica azulejaria decorativa.

Foi classificado Monumento Nacional em 1910.
  • Álvaro de Caminha nomeado para capitão-donatário de São Tomé

Só em 1493, ano em que é nomeado Álvaro de Caminha para capitão-donatário e se dá a sua fixação na ilha, se inicia o efectivo processo de colonização, com a instalação de um número significativo de povoadores, incluindo os chamados “moços judeus”, crianças e jovens tirados pela força às famílias acolhidas em Portugal, depois da expulsão dos judeus de Castela.

Foram-lhe entregues os filhos recém-baptizados dos judeus e alguns degredados, bem como privilégio especial de comprar escravos no continente para povoar a ilha, outros privilégios seriam dados como o direito dos moradores de comerciarem livremente na costa do Manicongo e na ilha de Fernão do Pó.

Instalou o seu centro populacional na baía de Ana de Chaves, por lhe parecer mais adequada que o anterior local.

Durante o seu governo efectua introdução da plantação da cana de açúcar na ilha, com resultados bastante positivos.

O seu testamento é um documento importante para o estudo da colonização da ilha de S. Tomé.