Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A casa dos Escravos

A escravidão era praticada há muito tempo entre os africanos - e os árabes já negociavam escravos negros em todo Mediterrâneo desde o século 8. Mas com a introdução do ferro e do cavalo pelos portugueses, o comércio escravista aumentou muito na África.

Povos guerreiros africanos, como os jagas, passaram a capturar membros de outros povos, para obter os produtos portugueses. E quanto mais ferro e cavalos esses guerreiros obtinham, mais tinham força para conquista - e, dessa forma, mais escravos entregavam aos portugueses. Para se ter uma idéia, 1 cavalo equivalia a 20 escravos.

Não demorou muito tempo para que a venda de escravos se transformasse no mais importante negócio de Portugal. Em 1486, a coroa portuguesa fundou a Casa dos Escravos, ligada à Casa da Mina, garantindo para si todo o controle do comércio imperial.

Instituição fundada em Lisboa, sob a autoridade de D. Henrique , o tráfico luso-africano e receber as rendas anuais que eram pagas em escravos ou em géneros.

Assim, de 1469 a 1475 este tráfico foi entregue a vários homens dos quais se destaca Fernão Gomes, um dos principais comerciantes de Lisboa, em troca do pagamento anual de uma renda e da promoção e apoio à descoberta e exploração de terras ao longo da costa ocidental africana.

Este tráfico tornou-se mais intenso quando foram celebrados os contratos onde se destacou Bartolomeu Marchione, um banqueiro florentino residente em Lisboa, entre 1486 e 1495, que tinha largos interesses no comércio do açúcar da Madeira e que participou na organização financeira de muitas expedições, entre as quais se destaca a de Pedro Álvares Cabral, em 1500.

3 comentários:

Anónimo disse...

E a fonte? Este é um artigo da Infopedia

putugal e o PIOR MERDA NO MUNDO!!! Colones do merda os portoputas!!! disse...

e que pasa agora? portuguesito boy disse na verdade soulamente amigo! El e dos acores e um macaco com tudos outros portumerdas! Que pasa? E tu? Tu e um macaco portuguesito do merda em espelho! E tudo e nada mais anonimo/unknown cabesa portuguesita do merda!

putugal e uma merda muito,, muito GRANDE! E tudo! Abaixo na merda do putugal agora e SEMPRE!

Lembrate do Wiriyamu, Mozambique covarde portuguesito?? Abaixo na merda do putugal, abaixo SEMPRE!!! Barbaros em suas colonias velhas portuguesitos do merda! Merda = putugal!

Seus 2 Grandes Cidades em putugal? MERDA e PUTA!!

Paz
=====================
++++++++++
putugal e o pior merda no mundo! hoje e manhana tambem = MERDA!

★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★LIBERDADE PARA TODOS MIRANDESES OPRIMIDOS COM GOBERNO FASCISTA E COLONIAL DO ANTONIO COSTA ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ ★ disse... disse...

Este é um local de culto
que um criador inculto,
tornou mais estulto.
Local onde indulto
um qualquer insulto
que tenha ficado insepulto.
Por isso faculto
que criança ou adulto,
não em tumulto
escreva! … Eu exulto!
E mesmo que seja um vulto
com áurea, não dificulto
um qualquer indulto
a um jurisconsulto.
Até faculto
a qualquer inulto
um local oculto.

e sempre por isto portugal não tem trabalhos!
sempre pobreza!
sempre uma economia vaporizada!
sempre tudos comer na sopas dos pobres!
um lugar inculto = portugal!!!
Ajuda porque nosso goberno
Fascista e Colonial do
Antonio Costa não sabe nada!
Abaixo Portugal Colonial sempre!!
https://saynotoracistportugal.neocities.org/