Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A ascensão do jovem Manuel duque de Beja

A partir do dia 21 de Agosto de 1485, dia em que seu irmão D.Diogo, foi ao que consta apunhalado pelo próprio rei, pondo termo à conjura, que ligara a casa de Bragança e a alta nobreza portuguesa, contra o rei. A partir desse dia o jovem D.Manuel com apenas 15 anos herda a chefia da casa Viseu-Beja com o título de Duque de Beja.

Logo nessa altura ficara patente que o jovem Manuel, era o principal herdeiro do trono, depois dos filhos do monarca, referia-se o rei obviamente não só ao prìncipe D.João como também aos filhos que ainda pensava vir a gerar.

Passou-lhe o património da casa de Viseu, com excepção de Serpa e de Moura, que guardara para si, sabe-se lá porque razão, mais parecendo guardar uma comissão pelos prejuízos causados, pela casa de Viseu.

Todos os demais pertences lhe foram atribuídos, incluindo o senhorio da ilhas da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde, tendo sido integrado no Conselho, orgão de consulta real, ainda antes da idade necessária, reflectindo a confiança que o rei depositava no jovem.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Acontecimentos em 1482

* Suspensão temporária das Teçarias de Moura

As andanças com as Terçarias de Moura, não paravam e neste ano de 1482, conheceram novos contornos. O Duque de Viseu, D.Diogo voltou para Portugal, sendo de novo substituído por seu irmão D.Manuel, que se deslocou para Moura a fim de ser entregue aos castelhanos.

Em Setembro de 1482, D.João dá poderes a Duarte Furtado para que entregasse D.Manuel aos enviados de Castela. Tal não chegou a acontecer mas aos 13 anos um representante da família mais poderosa de Portugal, preparava-se para servir de penhor como garantia ao acordos de Alcáçovas.

Entretanto enquanto o términus das Teçarias, não fosse realmente concretizado D.Manuel permaneceu 8 meses e meis em Moura à ordem de Isabel de Castela, assim ela o determinasse.

*Início da construção do forte de São Jorge da Mina

A feitoria de S.Jorge de Mina, fica no que hoje e referenciado como Ghana, no Golfo da Guiné e em 1482, D. João II, encarregou Diogo da Azambuja,um membro do Conselho do Rei e um velho combatente de Alcácer Ceguer e de outras lides, da construção de uma fortaleza, naquele lugar mais tarde baptizada de S. Jorge da Mina.

Uma fortificação onde se transaccionasse o ouro, a malagueta e mesmo escravos, ao mesmo tempo que assegurava a defesa contra outros piratas.

Construiu-se também, junto à fortaleza, uma pequena povoação, chamada Duas Partes, para além de outros dois pequenos fortes em Axém e Shamá. Nesta empresa trabalharam mais de quinhentos homens, entre militares e artífices.

Rapidamente, a Mina tornou-se o principal estabelecimento português em África, fonte do abastecimento de ouro que se tornara o motor da economia nacional até se iniciar o ciclo da Índia após 1498.